20 Dezembro 2017

Medicina Tradicional Chinesa

Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um sistema terapêutico tradicional, com uma história clínica contínua com mais de 3000 anos. A MTC é um sistema que inclui acupuncturafitoterapia chinesa, massagem terapêutica (Tuina), exercício (Tai chi), respiração terapêutica (Qi gong), bem como um aconselhamento compreensivo de dieta e estilo de vida saudável. As suas características únicas, que a distinguem da medicina convencional ocidental têm as suas raízes no conceito holístico de zheng ti guan nian (“o corpo é um sistema único, ou completo”) e no tratamento de acordo com a diferenciação de síndromes de bian zheng lun zhi (“o tratamento é definido pelo síndroma que foi diagnosticado neste paciente específico”). As teorias fundamentais da MTC, incluem as do Qi, Yin-Yang, os cinco elementos, os zang-fu (os órgãos do corpo, agrupados em seis sistemas funcionais), os métodos dos quatro diagnósticos e os sistemas de diferenciação de síndromes.

Energia Vital

Desde tempos antigos, que os terapeutas chineses reconheceram uma energia vital em todas as formas de vida e processos de vida. Esta energia vital, designa-se por Qi. Um conceito chave na MTC é que o Qi flui dentro do corpo, ao longo de caminhos específicos, designados por meridianos. Cada meridiano está associado a um sistema fisiológico particular e a um órgão interno.

Teoria e Terapias

Na teoria da MTC, a doença pode ocorrer devido a deficiência ou desequilíbrio do Qi nos meridianos e no respectivo sistema fisiológico e órgão interno. A MTC desenvolveu muitas terapias para a prevenção e tratamento de doenças. No entanto, as duas modalidades primárias de terapia são a acupunctura e a fitoterapia. A acupunctura ajusta o fluxo de Qi no corpo, encaminhando-o para áreas onde é insuficiente e retirando-o e drenando-o de áreas onde se encontra em excesso, e pode também desbloquear áreas onde ele não passa correctamente. Desta forma, a acupunctura promove e restaura o normal fluxo de Qi. Na fitoterapia chinesa, plantas específicas são combinadas em fórmulas concebidas para combater os desequilíbrios individuais – através do seu impacto nos sistemas zang-fu, dos órgãos, e do efeito de regulação que eles possuem sobre o fluxo do Qi no corpo – a fim de acelerar o processo de cura e fortalecer e apoiar o corpo.

Tratamento e Prevenção

As propriedades dinâmicas da acupunctura e da fitoterapia chinesa, trabalham para ativar as capacidades regenerativas do corpo. O tratamento pode ajudar a aliviar os sintomas e sinais de muitos problemas de saúde, assim como fortalecer e apoiar o corpo de modo a evitar doenças futuras.