Depressão

Depressão

A medicina chinesa trata a depressão de um conjunto completamente diferente de suposições do que a medicina alopática, muitas vezes com resultados profundos e sem drogas caras e potencialmente prejudiciais. Do ponto de vista da medicina chinesa, a depressão é, na maioria das vezes, resultado do Qi do Fígado preso. Qi é a energia vital que flui através do corpo, animando e energizando todas as funções. Na medicina chinesa, o Fígado é responsável pelo livre fluxo de Qi no corpo, bem como a energia por trás do crescimento, do realização e, mais importante, da visão. Quando o Qi do Fígado flui livremente, a pessoa se sente alerta, contente, maduro e em paz. Quando o Qi do Fígado fica estagnado, a pessoa sente-se agitada, de mau humor, irritada e, por fim, deprimida.

Qi do Fígado, no entanto, apenas fornece a energia por trás do crescimento, não a direção ou a sabedoria para crescer de uma maneira inteligente ou saudável.
É o Qi do Pulmão que é responsável por controlar o Qi do Fígado e mantê-lo sob controle. É por isso que em momentos de frustração e raiva, respirar fundo pode ajudar muito. Os pulmões na medicina chinesa estão relacionados com a emoção do luto.
O luto não resolvido pode enfraquecer o Qi do Pulmão e, assim, falhar em controlar o Qi do Fígado, resultando em raiva e depressão. Muitas vezes a nossa raiva e depressão de longa data é o resultado de que a nossa dor não consegue encontrar uma expressão saudável. É por isso que a respiração profunda e consciente pode alterar bastante drasticamente nossa resposta ao stresse. É também por isso que a meditação, onde trazemos nossa consciência para dentro da nossa respiração, pode ser tão útil para lidar com a tristeza e a raiva.

Então, como se tonifica o Qi do Pulmão, se desbloqueia o Qi do Fígado preso e se volta a ligar com uma visão pessoal?   A terapia da conversação pode ajudar a criar uma direcção inteligente para o Qi do Fígado, mas isso por si só não é suficiente para alguém que sofreu anos de depressão desde que o seu Qi do Fígado está exhausto.

A acupuntura é notavelmente eficaz em tonificar e desbloquear o Qi do Fígado bloqueado, bem como tonificar o Qi do Pulmão.
Tratamentos de acupunctura e remédios fitoterápicos apropriados podem restaurar o equilíbrio dentro dos sistemas energéticos em torno da depressão, ajudando o paciente a superar sua depressão a partir da causa raiz.
Um dos passos mais difíceis que muitas pessoas deprimidas enfrentam é admitir que precisam de ajuda. Ainda há um estigma e muita vergonha e culpa em torno da depressão em nossa sociedade.
Se pensa que pode estar deprimido, saiba que não está sozinho e que há opções além das drogas. A acupunctura e a medicina chinesa podem fornecer um poderoso sistema de apoio energético, emocional e físico no tratamento da depressão sem drogas de risco.

Os benefícios da acupuntura para ansiedade e depressão:

Acalma o sistema nervoso
Libera endorfinas
Promove o relaxamento
Estimula o sistema nervoso parassimpático
Reduz a inflamação
Melhora o humor
Melhora o sono
Suporta os níveis de energia